Conheça as principais diferenças entre os dois sistemas.

Saber a diferença entre os sistemas VHF e Infravermelho é uma dúvida muito comum na contratação do serviço de tradução simultânea. Conheça agora suas principais diferenças:
Infravermelho
Esse sistema envia o sinal para os receptores através da luz infravermelha, invisível ao olho humano. Para isso são posicionados emissores de luz que funcionam como lâmpadas. A captação da luz é feita pelo receptor através de um sensor que pode estar no fone de ouvido ou corpo do aparelho, este precisar ser alcançado pela luz infravermelha para receber o sinal.
Para sua utilização deve se observar alguns critérios como tamanho do local, colunas, curvas, ambientes com desníveis, lembrando que como o sinal se propaga pela luz, podem haver áreas de sombra, o que gera um tipo de corte no sinal.
Indicações :)
Ele é indicado para eventos em salas fechadas e sua vantagem é que o sinal, por ser enviado por luz, fica restrito ao local não ultrapassando paredes, sendo ideal para eventos onde é necessário sigilo do assunto.
Contraindicações :(
Não é indicado para locais que tenham incidência de luz natural, ou locais abertos pois boa parte da luz do sol é infravermelha o que causa interferência.
Em geral é cobrado um valor mais alto que o sistema em VHF, pois demanda mais equipamentos para sua montagem.
VHF
O sistema de VHF (Very High Frequency) por sua vez envia o sinal aos receptores através de ondas de rádio criadas a partir de um transmissor. Na pratica funciona como o receptor de rádio do seu carro ou seu aparelho celular.
Por enviar o sinal por ondas eletromagnéticas ele atravessa paredes, roupas e até mesmo pessoas, dessa forma não cria áreas de sombra sem sinal, desde que esteja ao alcance do sinal geradas pelo transmissor.
Ouve-se muito que o sistema de VHF é suscetível a interferências. As interferências só ocorrem se houver outro equipamento emitindo sinal na mesma frequência. Em 2010 a Anatel regulamentou o sistema de tradução simultânea no Brasil, determinando uma faixa exclusiva para tradução simultânea, eliminando o prolema de interferência.
Indicações :)
É ideal para áreas abertas, grandes locais, locais com barreiras como paredes, desníveis, colunas, grande aglomeração de pessoas etc.
Maior comodidade e abrangência de sinal: O participante não precisa se preocupar que o aparelho esteja exposto para receber o sinal pois ele atravessa roupas podendo assim ficar guardado no bolso ou bolsa do usuário. O participante também pode ouvir a tradução mesmo fora da sala de transmissão.
O VHF costuma ser mais barato para contração pois envolve menos equipamentos e é ideal para praticamente todo tipo de eventos.
Contraindicações :(
É muito importante saber se a empresa que você contratou está trabalhando dentro da frequência determinada pela Anatel, pois assim o risco de interferência é quase nulo.
Para a segurança e comodidade do seu evento, a Tra2 oferece os dois sistemas junto com um corpo técnico qualificado. Procuramos sempre identificar junto ao cliente a melhor solução para atender seu evento!